segunda-feira, 17 de setembro de 2007

MEVLANA


"Mevlana Jalaluddim Rumi nasceu em Balk, Antiga Pérsia e atual Afeganistão, em Setembro de 1207. Seu Pai, Bahauddin Walad, foi um dos maiores eruditos de seu tempo, conhecido como Sultan Ulema, o Sultão dos Sábios e teve influência decisiva na formação de Rumi. Na eminência da invasão mongol, Bahauddim migrou durante alguns anos com sua família. Nessa peregrinação Rumi, em sua infância e adolescência, presenciou o encontro de seu pai com grandes mestres do Sufismo, como Faraddudim Attar, e a disputa de sultões e califas pela presença de seu Pai, todos querendo construir Madrassas (escolas) para acomodar Bahauddin e sua família, e manter em suas cidades esta grande eminência. Mas foi em Konia, na antiga Anatólia e atual Turquia, que Bahauddim e sua família se estabeleceram.Rumi recebeu uma formação clássica em todas as áreas de conhecimento Islâmico como, Gramática, Lei Islâmica, Jurisprudência, Comentário Corânico e as tradições do Profeta, Teologia, Filosofia, Matemática, Astronomia, e foi introduzido ao conhecimento e prática do caminho Sufi. Foi enviado por seu pai às melhores escolas e professores e foi sempre reverenciado pela profundidade e brilhantismo de sua compreensão, e rapidamente foi conquistando reconhecimento e eminência."
Inf.Net
Os sete conselhos de Mevlana
1- Sê como um rio em generosidade e ajuda
2- Sê como o sol em ternura e misericórdia
3- Sê como a noite cobrindo os defeitos dos outros
4- Sê como um morto em cólera e irritabilidade
5- Sê como a terra em humildade e modéstia
6- Sê como o mar em tolerância
7- Sê como tu mesmo

3 comentários:

José Gomes disse...

Vamos aprendendo sempre...
Pena é que os 7 conselhos de Meviana estejam perdidos na escuridão do egoísmo humano.
Tem um bom fim de semana.
José Gomes

joaninha disse...

è sempre bom reaprender o que parece andar esquecido...
Estes 7 conselhos deveriam entrar por todos os poros de cada cidadão...
Bom fim de semana amiguinha!
Beijinho

Anónimo disse...

excelente.
mais uma fonte de sabedoria que vai de encontro a muitas outras. concluo e verifico a cada passo que dou na investigação do universo e seus mistérios que as verdades e caminhos para felicidade são semelhantes em tão diversas culturas e em tão diferentes crenças.

https://www.malhanga.com/musicafrancesa/becaud/au_revoir/

    Se fosses luz serias a mais bela   De quantas há no mundo: – a luz do dia! – Bendito seja o teu sorriso Que desata a inspiração Da minha...