sábado, 12 de janeiro de 2008

VAMOS FALAR DE...


Mustafa Kemal Ataturk fundador da República Turca

Mustafa Kemal Ataturk é o nome do fundador da República Turca. Ataturk quer dizer "o pai dos Turcos". Mustafa é o primeiro nome dele e Kemal é o nome que um professor deu a ele porque ele era muito bom em matemática e significa excelência em Turco.

Ataturk nasceu em Selanik (uma cidade grega que hoje se chama Tessaloniki) em 1881 e naquele tempo a cidade fazia parte da Macedônia Otomana. Ataturk é um herói nacional. Você pode achar as suas fotos, partes de seus discursos, monumentos e bustos em todos os lugares da Turquia. Ataturk era um homem com grande inteligência e um perfeito dirigente.

Ele trabalhou por toda sua vida para transformar uma terra arruinada em uma república moderna. Ele teve tanto sucesso que levou outras nações da África central e do leste a te-lo como um modelo.

Ele foi casado, mas mais tarde se divorciou. Ele teve uma filha adotiva.
Livro (Inglês): Ataturk Biografia do fundador da Turquia Moderna

Ataturk realizou muitas reformas na Turquia. Algumas das reformas mais importantes são:
Mudança de alfabeto árabe para letras latinas

Fundação de um estado secular ou laico (significando que a religião e o estado estavam separados)
Introdução de um novo código civil (que é uma cópia do código civil suíço)
Introdução de monogamia
Introdução do calendário gregoriano (o calendário árabe era usado antes disto)
As mulheres adquiriram o direito para eleger e sejam elegidas até mesmo antes de muitos países desenvolvidos
Código de vestuário (O fez é proibido)
O Domingo foi introduzido como um dia de descanso
Introdução de sobrenomes familiares (anteriormente as pessoas tinham somente um nome simples)

Mustafa Kemal Ataturk freqüentou uma academia militar. Ele se tornou oficial militar do Império otomano. Na Primeira Guerra Mundial, ele era tenente coronel de infantaria. Um das primeiras realizações pessoais dele foi a vitória contra as tropas britânicas defendendo Gallipoli e protegendo Istambul da conquista Britânica. Com um gênio estratégico e tático, ele se tornou um herói do povo Turco derrotando o exército Britânico que inclui os Anzaques da Austrália e da Nova Zelândia.

Ele foi elevado ao grau de "Pacha". O Império otomano o viu como um elemento perigoso por causa do seu potencial. Logo começaria sua campanha de revolução.

Ele se mudou para Anatólia e começou a organizar reuniões revolucionarias em vários locais, motivando as pessoas a defender seu próprio país contra os exércitos Francês, Italiano e Grego. Ao mesmo tempo ele também começou o movimento para o estabelecimento de instituições democráticas. Com recursos muito limitados e grandes riscos, ele mudou o país para um futuro melhor. O objetivo dele era transformar as ruínas de Império otomano em uma nova república. A Guerra da Independência acabou em 1922 com a vitória Turca contra os exércitos europeus.
O sultanato foi abolido, e a República da Turca foi estabelecida em 29 de outubro de 1923.

Ataurk foi o primeiro presidente. Ele morreu no dia 10 de novembro de 1938 no
Palácio de Dolmabahce.


Inf.Net.

4 comentários:

António disse...

Olha como te fez bem ir à Turquia, querida Leonor!
Ficaste enciclopédica.

Beijinhos

Divinius disse...

PROCURA O EQUILIBRÍO NOS TEUS OLHOS...
:)

joaninha disse...

Muito bem! Mas há aqui qualquer coisa que me escapa... parece-me que havia um post antes deste e que havia comentado... ou foi da febre que me confundi...
Mas gostei, porque desconhecia alguns pontos que foca, Muito obrigada. Divulgar e espalhar conhecimento, é muito bem. Bem-haja e um beijinho

Maria Laura disse...

Hoje vim procurar-te aqui, andorinha, à espera de um poema novo lá do outro lado. E aprendi uma data de coisas.

https://www.malhanga.com/musicafrancesa/becaud/au_revoir/

    Se fosses luz serias a mais bela   De quantas há no mundo: – a luz do dia! – Bendito seja o teu sorriso Que desata a inspiração Da minha...