sexta-feira, 23 de maio de 2008

LIVROS QUE NÃO ESQUECEM


-O Tempo Seta-
"...Quanto tempo demorei a reparar no tempo?Não muito. Devia ter uns sete anos. Lembro-me de um tarde cinzenta e ventosa, o vento sul entrava por baixo da janela e esfriava o quarto. Eu estava a meter os livros na pasta, para o dia seguinte. De repente, pensei: este dis já passou e nunca mais voltará. Tudo o que vi, senti, sofri e ouvi desapareceu para sempre. Cada pôr do Sol é um pequeno passo para a morte.
Foi a partir de então que comecei a ver de uma forma diferente cada pessoa que encontrava. Havia a pessoa e, a seu lado, um pequeno poço. Esse poço ficava perto da cama e cada enardecer engolia o dia que tinha passado. Havia poços quase vazios, como o meu e o dos meus irmãos, e poços já cheios, como o dos avós. Os poços quase cheios faziam-me chorar.
A partir daí, a ansiedade foi a minha fiel companheira."
Extraído do Livro Cada palavra é uma semente - pag.13

2 comentários:

Anónimo disse...

O meu comentário é um pouco dsfazado do conteúdo maravilhoso da escritora do texto.Somos amigos e a amizade não se explica, ela é flor tão rara que só a experiência a sabe saborear. Ela deixa marcos tão profundos que o tempo não pode apagar. Bjs

Berta Helena disse...

É muito real e bonito. E de uma crueza que nos faz doer. Real e triste. Bonito e duro, profundo. Susana Tamaro sente o que escreve.

Beijinhos, Leonor.

https://www.malhanga.com/musicafrancesa/becaud/au_revoir/

    Se fosses luz serias a mais bela   De quantas há no mundo: – a luz do dia! – Bendito seja o teu sorriso Que desata a inspiração Da minha...