sexta-feira, 31 de outubro de 2008

PÃO POR DEUS



Que dizer no "Pão por Deus"

Ao pedir o "Pão por Deus", cantam-se as seguintes cantilenas enquanto se anda de porta em porta:

"Pão por Deus,
Fiel de Deus,
Bolinho no saco,
Andai com Deus."
Ou então:

"Bolinhos e bolinhós
Para mim e para vós
Para dar aos finados
Qu'estão mortos, enterrados
À porta daquela cruz
Truz! Truz! Truz!
A senhora que está lá dentro
Assentada num banquinho
Faz favor de s'alevantar
P´ra vir dar um tostãozinho."
Quando os donos da casa dão alguma coisa:

"Esta casa cheira a broa
Aqui mora gente boa.
Esta casa cheira a vinho
Aqui mora algum santinho."
Quando os donos da casa não dão nada:

"Esta casa cheira a alho
Aqui mora um espantalho
Esta casa cheira a unto
Aqui mora algum defunto."
Lê o resto do texto sobre este assunto aqui!
*****************
Eu recebi o seguinte:
"Trazemos um bolinho, uma broa
Nesta terra há gente boa.
Pão por Deus, Pão por Deus
Porque são amigos meus.

Truz, Truz, Truz
Abre a porta ó vizinho,
Nós vimos ao Pão por Deus
Vimos dar-lhe um miminho."

Dito em coro por um grupo de "putos", foi uma maravilha! Só que eu, lisboeta de gema, estava muito longe de tal coisa e nem sabia o que fazer quando assumei à janela e vi aquele bando de pardais acompanhado por duas senhoras dizendo "Vimos dar-lhe o Pão por Deus!" Santa ignorância a minha... Recebi este bolinho das mãos dum Luís de carinha redonda, com o boné na mão, enquanto os outros diziam: "Agora a senhora dá o pacote de bolachinhas que tem na mão!" E assim foi. Troca por troca, Pão de Deus (o miminho)a por bolachinhas,(outro miminho) lá se foram embora desejando-me as maiores felicidades.

Sempre a aprender até morrer!

Bem-hajam!

Sem comentários:

https://www.malhanga.com/musicafrancesa/becaud/au_revoir/

    Se fosses luz serias a mais bela   De quantas há no mundo: – a luz do dia! – Bendito seja o teu sorriso Que desata a inspiração Da minha...