sexta-feira, 14 de novembro de 2008

DIA MUNDIAL DA DIABETES


DIABETES
Equilibrar o organismo
OUTRAS CURAS
Por Pedro Choy


A diabetes caracteriza-se pela deficiente produção de insulina, associada a insulino-resistência. A medicina chinesa conhece a doença há três mil anos, designa-a por xiao ke ("desperdiçar a sede") ou por tang niao bing ("urina doce"). Há mais de 150 milhões de diabéticos em todo o Mundo, um número que duplicará até 2025, segundo a Organização Mundial de Saúde. Em Portugal 6,7% da população adulta sofre de diabetes, mas os doentes não diagnosticados serão mais de 700 mil. A doença classifica-se em tipo I e II. Apenas 10% dos daibéticos padecem do tipo I. Esta forma aparece abruptamente, na infância ou na adolescência. Os sintomas passam por : poliúria (excesso de urina), (poliaquiúria) necessidade de urinar muitas vezes, polidípsia (excesso de sede), polifagia (excesso de fome), mal-estar geral, emagrecimento rápido (no tipo I) e ganho de peso (maioria no tipo II), palpitações, impotência sexual, pressão arterial alta e alterações visuais, que podem levar à cegueira, entre outros. O tipo II inicia-se por isulino-resistência. Frequentemente é heriditária e surge, em regra, após os 40 anos. Neste caso o pâncreas produz insulina e o problema está na incapacidade de utilização desta pelo organismo.


A medicina chinesa ajuda os diabéticos há milhares de anos. Mesmo assim, o evoluir da ciência também lhe troxe benefícios, por exemplo: a descoberta de uma nova fórmula, 100% à base de ervas, mais consentânea com o conhecimento actual da doença, descoberta pelo professor Cai Baode (Universidade de Chengdu RPC). Chama-se "tang niao ning kou fu ue" (decocção para atenuar a diabetes) e acabou de ser legalizada em Portugal como suplemento alimentar, sendo disponibilizada em clínicas de medicina chinesa. Claro que as ervas para a diabetes são importantes, mas os benefícios da acupuntura não são menosprezáveis. Em conjunto, os dois métodos ajudam o diabético a estebelezar as glicémias e, por conseguinte, a viver mais e, sobretudo, com qualidade.


Sem comentários:

https://www.malhanga.com/musicafrancesa/becaud/au_revoir/

    Se fosses luz serias a mais bela   De quantas há no mundo: – a luz do dia! – Bendito seja o teu sorriso Que desata a inspiração Da minha...