terça-feira, 27 de novembro de 2007

NATAL...


Antigamente,
Quando a vida me sorria,
No tempo em que brincava,
E alegremente
Corria
E saltava…
Nesse tempo em que solteiro de ilusões
Acreditava
Nas fadas
E nos Papões…
Enfim,
Antigamente,
A vida para mim
Era bem diferente! …
O Meu Jesus
Trazia-me sempre um presente…
Um lindo brinquedo
Que eu pedia
Muito em segredo! ……
E recebia-o contente ! …

Como outrora,
Eu quisera
Agora –-
Doce quimera –-
De novo encontrar
Não um brinquedo lindo
Que me pudesse encantar…
Mas, um pouco de beleza
E um pouco de alegria
Que viessem aliviar
Esta funda tristeza …

A minha melancolia …
E de manhã de manhãzinha,
Devagar, pé-ante-pé,
Eu corri à chaminé! …
E o meu sapato,
Nessa manhã ainda escura,
Nessa manhã de frio
E esmaecida,
Lá estava, nu , vazio,
Como anda vazia a nua
De venturaA minha vida ! …

E a minha alma sismadora,
E triste,
Triste e sonhadora,
Acalentou essa esperança
Dos meus tempos de criança,
Dos meus tempos de bebé;
Ir encontrar a ventura
Num sapato, à chaminé!!!...



JOSÉ MARIA LOPES DE ARAÚJO
*************
Relembrando a minha felicidade que se resumia ao conteúdo do sapato na chaminé...

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá, Leonor!
Que a nostalgia não te coiba de ver as maravilhas que o Natal nos traz, embora seja sempre bom recordar.
Um grande beijinho!

joaninha disse...

Pois esse tempo fugidio
Que há tanto já passou
Ainda me causa arrepio
Pela saudade que deixou…

Também em tudo acreditava
Tudo era puro, cheio de alegria
E também corria e saltava
Na minha infantil fantasia…

Brinquedos! Sim! Os escolhidos
Sempre o mesmo, porta-te bem
Senão ficarão esquecidos…
E a menina já os não tem…

Eles, que havia pedido em segredo,
Faziam-me estar sossegada,
Porque ficava cheia de medo,
Por ser traquina, ser castigada…

Paz alegria.Era a época de Natal!
Doces, manjares, e festejos…
Era uma época diferente, não igual
Em que sorria e dava beijos…

Gostei de ler essa poesia
Que me levou à recordação
E até provocou nostalgia
Ao meu pobre coração….

Um beijinho

https://www.malhanga.com/musicafrancesa/becaud/au_revoir/

    Se fosses luz serias a mais bela   De quantas há no mundo: – a luz do dia! – Bendito seja o teu sorriso Que desata a inspiração Da minha...