quarta-feira, 10 de maio de 2006

APELO AO SENTIMENTO HUMANISTA


"A força desencadeada pela desintegração do átomo transformou tudo, excepto a nossa forma de pensar; se esta não se modificar, caminharemos para uma catástrofe sem par"-, quem proferiu estas palavras estava bem consciente do que dizia: Albert Einstein.

Nem mais nem menos, o físico nascido na Alemanha, naturalizado suíço e mais tarde norte-americano.

Prémio Nobel da física, em 1921, aos 42 anos. "Político", recusou a presidência do Estado de Israel. Além do mais, ele foi, para não mais poder deixar de ser, um cidadão do mundo, um mundo que ele ajudou a desvendar, que ele amou e para quem, como poucos, desejou, lutando, a paz.

Nascido em Ulm, em 14 de Março de 1879, morreu em 18 de Abril de 1955, aos 76 aos de idade.

Aquelas palavras deixou-as como aviso. O aviso de um génio a quem as técnicas e as ciências não toldaram o sentimento humanista.

E assim, a ponto de afirmar como conselho: "Nada de verdadeiramente valioso nasce da ambição ou do mero sentido do dever; antes brota do amor e da devoção para com a humanidade e para com as coisas concretas".

Vale a pena meditar e, meditando, achar a forma, cada qual a sua, para, a seu modo, ajudar a mudar a vivência egoísta de um mundo em crise.


Lima Lobo

*************
Albert Einstein foi autopsiado , o seu cérebro foi guardado e tem sido submetido a vários estudos com a finalidade de ver se, em alguma coisa, será diferente do cérebro de outra pessoa.


5 comentários:

Elipse disse...

De certeza que é um cérebro dourado!

Patricia disse...

Um lindo final de semana pra vc :)
Bjs no coração...

Daniel Aladiah disse...

Querida Nokinhas
A possível guerra ainda é ameaça, infelizmente.
Um beijo
Daniel

joaninha disse...

"Nada de verdadeiramente valioso nasce da ambição ou do mero sentido do dever; antes brota do amor e da devoção para com a humanidade e para com as coisas concretas".
Se estas palavras servirem para perceber que não era necessário qualquer outro estudo, aqui as deixo repetidas, pois creio que são o bastante para fazer pensar. Mil beijos cheios de amizade

LUIS MILHANO (Lumife) disse...

É sempre bom lembrar os grandes Homens ou Mulheres.

https://www.malhanga.com/musicafrancesa/becaud/au_revoir/

    Se fosses luz serias a mais bela   De quantas há no mundo: – a luz do dia! – Bendito seja o teu sorriso Que desata a inspiração Da minha...