quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

CARTA AO PAI NATAL


Pai Natal
Há muitos anos que não te escrevo e nem sei se ainda te recordas de mim, mas para o caso não interessa. Nessa altura era uma miúda que acreditava em tudo mas olha que essa coisa de "Pai Natal" fazia-me cá uma confusão! Depois de dar muitas voltas á cabeça para ver se encontrava uma explicação para a tua existência, arrumei o assunto assim: o Menino Jesus dava os brinquedos mas era tu que os punhas na chaminé. Eras assim como um ajudante.
Bem mas hoje não venho pedir nada para mim, venho falar-te de coisas que vejo por esta cidade de Lisboa e que me dão voltas ao buxo... Desculpa a expressão.
Por exemplo, vê se metes lá uma cunha a quem de direito para ver se esta cidade se endireita e começa a andar de cara lavada. Há ruas que metem nojo! Só são lavadas com a chuva. Ou sou eu que estou a ver mal? As estações de Metro são outro problema. Por acaso há alguma (pelo menos uma) que tenha elevador de superfície? Parece-me que não... Ou eu vi mal?... Sim, porque as pessoas que não podem mover-se como nós, como chegam cá acima? Estou a referir-me á estação Baixa-Chiado. Não faltarão outras... A passagem pedonal na Praça do Comércio tem elevador? É que passei por lá há tempos e só vi escadas. Ou eu vi mal?... Para que são aqueles "penicos" desculpa-me o termo, prantados nos passeios com umas florinhas? Para enfeitar? E as esferas e meias esferas que existem nalguns passeios? Ah... são para os carros não estacionarem... Para que servem as tabuletas com avisos? Sempre haveria mais espaço para os invisuais passarem sem tropeçar... E caixas-multibanco á altura de gente pequena ou de tetraplégicos em cadeiras de rodas, quando as há? Já viste uma que está na Rua Augusta? Então vê! Até se deram ao luxo de lhe porem três degraus, o que facilita muito os mais idosos, não achas? E a iluminação pública? Olha que eu para conseguir dar com a fechadura da porta é um caso sério! A Câmara ainda não te dinheiro para lâmpadas? Em contrapartida, andou a fazer experiências na minha rua, há uma data de anos. É verdade. Colocaram dois candeeiros de pé, modelos diferentes, para verem qual o que seria mais adequado para o bairro. Ainda lá estão, tristes e apagados! Isto só com um pano encharcado numa coisa que eu agora não digo...
Nas Estações de Metro já não se fuma, embora de vez em quando apareça uma beata perdida, mas enfim... O pior são os jornais que esvoaçam por todos os lados! Isto é uma vergonha! Já há algum tempo ouvi uma turista espanhola dizer: "Lisboa, cidade porca! "No momento fiquei toda ofendida ,porque sempre é a minha cidade e nós defendemos sempre o que é nosso, mas hoje acho que ela tinha razão. Ou estou errada?
Não quero aborrecer-te mas, como és um velho influente, vê se falas lá com os Senhores que governam isto para ver se a coisa se endireita. Olha, se é muito para ti ,pede a ajuda do Menino Jesus! Talvez a esse oiçam!...
Desde já te agradeço tudo o que possas fazer. Depois escreve para o meu e-mail e conta-me como foi, Ok? Então aí vai: nokinhas@gmail.com á tua disposição.
Um beijo da Leonor

PS. Quando tiver uma foto da Caixa Multibanco da Rua Augusta, coloco-a aqui.


3 comentários:

Anónimo disse...

Para ti, que me engeitaste
Ao longo destes meses
Ofereço-te uma prenda singela
Uma estrela de mil cores

Roubei-a ao firmamento
Deposito-a na tua mão
Para que neste Natal
Te ilumine o coração

gaivota disse...

olha leonor, eu não gosto de lisboa, ou seja, de andar por lisboa, está suja e sem jeito e concordo plenamente com tudo o que tentaste pedir ao pai natal...
se pensares fazer uma petição, um abaixo assinado, terei muito gosto em participar!
nos entretantos, deixo-te um beijinho

Bichodeconta disse...

Perguntas feitas e refeitas diáriamente e que vão ficando sem resposta..Não vivo em Lisboa, mas por circunstancias várias, apaixonei-me por esta cidade de encantos e desencantos..Um abraço, ell

https://www.malhanga.com/musicafrancesa/becaud/au_revoir/

    Se fosses luz serias a mais bela   De quantas há no mundo: – a luz do dia! – Bendito seja o teu sorriso Que desata a inspiração Da minha...