terça-feira, 12 de setembro de 2006

UM TEMA INESGOTÁVEL : O AMOR



"- Creio que estou doente.
Colocou a pata sobre a testa e concluiu:
- Estou ardendo em febre...

Quando, ao caír da noite, voltava para sua cama - um velho trapo de veludo - olhou uma flor e nela viu reflectidos os rasgados olhos da Andorinha. Febril, foi ao lago beber àgua e na àgua também enxergou a Andorinha que sorria. E a reconheceu em cada folha, em cada gota de orvalho, em cada réstea de sol crepuscular, em cada sombra da noite que chegava.. Depois a descobriu vestida de prata na lua cheia para a qual miou um miado dolorido. Ia alta a noite quando conseguiu dormir. Sonhou com a Andorinha, era a primeira vez que ele sonhava havia muitos anos.

Devo concluír que o Gato Malhado, de feios olhos pardos, de escura fama de maldade, havia se apaixonado? Agora que ele e a Andorinha dormem, que só a Velha Coruja está acordada, permito-me filosofar um pouco. É um direito universalmente reconhecido aos contadores de histórias e devo usá-lo pelo menos para não fugir à regra geral. Desejo dizer que há gente que não acredita em amor à primeira vista. Outros, ao contrário, além de acreditar afirmam que este é o único amor verdadeiro. Uns e outros têm razão. É que o amor está no coração das criaturas, adormecido, e um dia qualquer ele desperta, com a chegada da Primavera ou mesmo no rigor do Inverno.".


Do livro O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá
Pág. 61

Se ainda não leu este livro que é um verdadeiro hino ao amor escrito em linguagem infantil, leia. Vai ver que vale a pena ficar preso nesta magia. Em relação ao amor muito se poderá dizer. Pessoalmente, estou de acordo com o autor. E você, posso saber?

4 comentários:

butterfly disse...

É capaz de existir amor à primeira vista. Eu chamar-lhe-ia "paixão".
Para mim, o amor constrói-se no dia a dia, nas dificuldades, afinidades, diferenças,...
De uma coisa quase que tenho a certeza, para durar tem que ser inventivo.

António disse...

Olá, Leonor!
Este nunca li.
Mas o Jorge Amado era um autor idolatrado na nossa geração, lembras-te?
Sabes que o meu metro tem ar condicionado?
O teu não tem, pois não?
eh eh

Beijinhos

Just Me...S disse...

Basta falar de amor que para mim já é um chamariz :))
Beijocas doces
S

António disse...

Querida Leonor!
Aqui estou outra vez.
Desta, é para agradecer o teu comentário ao meu post d'"O impertinente".
Parece quejá estou a escrever com mais frequência...eh eh

Beijinhos

https://www.malhanga.com/musicafrancesa/becaud/au_revoir/

    Se fosses luz serias a mais bela   De quantas há no mundo: – a luz do dia! – Bendito seja o teu sorriso Que desata a inspiração Da minha...