domingo, 15 de abril de 2007

A POESIA COMO EXPRESSÃO SENTIMENTAL NA 3ª. IDADE

Vou começar hoje a publicar um texto extraído da Gerontologia - Revista da Universidade para a Terceira Idade.


Conferência realizada no 50º. aniversário dos
Inválidos do Comércio, em 28 de Abril de 1979,
por CELESTE SOARES DE MIRANDA, licenciada
em Ciências Económicas e Financeiras.


"Vou apresentar-lhes um trabalho de análise, feito na UITI, sobre a poesia como expressão sentimental na 3ª. Idade. Trata-se de um homem a quem, como a tantos outros, a vida foi adversa mas que conservou sempre uma dignidade e nobreza de sentimentos - fácil de apreciar nas poesias que nos deixou e que só agora, com grande pena nossa, damos a conhecer, quando a terra guarda o seu corpo para a eternidade.
De nome Brasilino Carvalho de Sousa, apareceu um dia como tantos outros que subiram as escadas de 85 da Rua das Flores, em busca de auxílio. Não procurava a esmola aviltante, mas alguém que o ouvisse, que o encaminhasse, que compreendesse a grandeza da sua alma. Estava na terceira idade, sem emprego, a taberna não o atraía, não tinha amigos... talvez porque amava a natureza, o belo e a bondade nas suas diversas expressões.
Contou-me a sua vida, as suas ansiedades... Pensei, enquanto o ouvia, encaminhá-lo para as reuniões de convívio da Misericórdia de Lisboa. Assim fiz.
O Brasilino encontrou o seu ambiente, um ambiente em que se podia manifestar - tinha quem o ouvisse e sentisse as mensagens da sua alma: a sua poesia.
Encontrara, enfim, o calor humano que há muito procurava e, certamente, terminou os seus dias feliz precisamente naquele em que líamos, em público, pela 1ª. vez, uma das suas poesias - cruel coincidência!
Os seus sentimentos, como disse, manifesta-os em poesia.
É assim que, numa Páscoa, dedica à mulher que nunca deixara de amar, o soneto,que intitula,


SEXTA-FEIRA DE PAIXÃO


Se eu pudesse arrancar-te o coração,
Amortalhá-lo e abrir-lhe a sepultura,
P'ra seu repouso em esquife de ternura,
Dar-lhe-ia o meu peito por mansão.

E se ele no sepulcro do meu peito,
Pudesse em meu amor ressuscitar,
E de novo ir em teu seio habitar
Na sã ressurreição de um ideal perfeito,

Verias como aos nossos corações,
Teciam novos credos e orações,
Aleluias de eterna adoração;

E a celebrar nossa afeição fagueira,
Não seria somente a sexta-feira,
Mas uma vida inteira de paixão.

O Brasilino, quando jovem, conheceu o amor. O futuro aparecia-lhe risonho, fantasiava a Família e a Vida... aquela Vida e aquela Família que queria.
Porém, a infelicidade não o largava. A morte desafiou-o sob a máscara da tuberculose. Assim, passou grande parte da sua vida nos sanatórios e nos hospitais. A sua fantasia mantinha-o firme no propósito de construír o Mundo que idealizou, e em que a sua namorada prevalecia, sempre, no lugar superior.
Quando, fisicamente recuperado tenta voltar à sua vida afectiva, é ainda a infelicidade que vai ao seu encontro. Aquela que o fizera lutar contra a morte, na esperança de vir a realizar o sonho da sua juventude - casara.
No entanto, é com aceitação toda feita de bondade que exprime o seu sentir neste outro soneto.

TUDO ACABOU


Parti! Hoje voltei, tudo acabou
Na dura realidade que, fatal,
Desfez em fumo a aurora triunfal
Que o nosso casto amor iluminou.

Os castelos de sonho que formou,
Meu coração à luz desse ideal,
Esse outro que depois foi meu rival,
Na minha longa ausência derrubou.

Julgando-me já morto tu casaste,
E hoje que voltei, vi que ficaste
Perturbada a olhar-me... tens razão.

Devolvo-te o retrato, meu amor,
Em troca só te peço por favor,
Me devolvas também meu coração.

Duante o tempo que passara no sanatório, o Brasilino, fortalecera-se interiormente, aprendera a querer - como um verdadeiro asceta.
Para alcançar o amor acreditara na cura, acabando por vencer a doença. Mas então... agora? Que lhe interessava a vida se perdera a crença que o animara na luta?"


(CONTINUA)

4 comentários:

António disse...

Estou a gostar!

Beijinhos

Cristina disse...

Olá,
Obrigada pela tua visita ao meu cantinho. Estive a ler os teus blogues, cada um diferente...muito lindos, vou voltar
:)
beijinhu

Elipse disse...

beijinho Leonor. :))

Sandokan disse...

Já Ernest Hemingway dizia que um homem pode ser destruído, mas não pode ser derrotado.

Esperamos-te na ALQUIMIA do nosso post no:

http://lusoprosecontras.blogspot.com

https://www.malhanga.com/musicafrancesa/becaud/au_revoir/

    Se fosses luz serias a mais bela   De quantas há no mundo: – a luz do dia! – Bendito seja o teu sorriso Que desata a inspiração Da minha...