sábado, 21 de abril de 2007

A POESIA COMO EXPRESSÃO SENTIMENTAL NA 3ª. IDADE (II)

"...Anda à procura de trabalho, de amizade, de amor... chama-se, a si próprio, eterno caminhante.

Quando chega a casa, já cansado, traduz, em poesia, o que lá fora o faz vibrar. Um certo dia, sente-se atraído por uma jovem, passa diariamente pela sua rua, quer que ela o note. Mas... o destino continuava a ser-lhe adverso.
E diz-me: essa rapariga foi, na minha vida,

DOCE VISÃO

Das rosas tinha a graça e a frescura,
Nos lábios um sorrir de terna irmã,
Quando à janela a vi certa manhã,
Numa visão de amor e de ternura.

Não mais pude esquecê-la, nem deixar,
De a contemplar um dia só que fôsse,
P'ra ver no seu olhar gentil e doce,
A doce conjugação do verbo amar.

Mas ai! Ao vê-la um dia manhãnzinha,
Eu reparei que a pobra era ceguinha,
Ao passar-lhe mui perto da janela;

Desde então consagrei-lhe um puro amor,
Que desse ao seu olhar a vida e a cor,
Se um dia eu fosse a luz dos olhos dela.

O culto da natureza também lhe é familiar - ou não tivesse alma de poeta! As flores, o cantar dos pássaros... inspira-no. De entre as poesias que sobre esse tema nos deixou, escolhi a que nos trz uma mensagem,

A FLOR BEIJADA

Das prisões, certo dia um Director,
Olhava entre repulsa e admiração,
Um preso a oscular mimosa flor,
Que apanhara de sobre o sujo chão.

Chamou-o e o recluso lestamente
Acorreu à chamada e perguntou:
- Chamou-me V.Exª. certamente?
- Chamei porque o teu gesto me enojou.

- Senhor! Não condeneis o gesto meu,
Por apanhar a flor e a beijar,
Foi Deus que a perfumou e no-la deu,
E agora os pés do Mundo a iam pisar.

Como esta flor há tanta alma caída
De seres que o Mundo pisa com desdém,
Se alguém os levantasse e desse vida,
Seriam como vós, homens de bem.

Calou-se o preso a lhar o Director,
Que lhe diz comovido, em frases calmas:
- Dizes bem; se na vida houvesse amor,
Havia a redenção da flor das almas.

...E que mais vos poderei dizer sobre um valor cultural da 3ª. Idade, do nosso espaço físico - que só por acaso conheci?

A recolha das suas poesias constitue um dos primeiros trabalhos do património da Universidade Internacional para a Terceira Idade - que estamos promovendo."

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá, Leonor!
É extremamente importante divulgar esta poesia, como forma de motivar quem a faz e enriquecer quem a lê.

Um beijo!

https://www.malhanga.com/musicafrancesa/becaud/au_revoir/

    Se fosses luz serias a mais bela   De quantas há no mundo: – a luz do dia! – Bendito seja o teu sorriso Que desata a inspiração Da minha...