terça-feira, 6 de dezembro de 2005

VAI AONDE TE LEVA O CORAÇÃO (?)

"Quando te sentires perdida, confusa, pensa nas árvores, lembra-te da forma como crescem. Lembra-te de que uma árvore com muita ramagem e poucas raízes é derrubada à primeira rajada de vento, e de que a linfa costuma correr numa árvore com muitas raízes e pouca ramagem. As raízes e os ramos devem crescer de igual modo, deves estar nas coisas e estar sobre as coisas, só assim poderás dar sombra e abrigo, só assim, na estação apropriada, poderás, cobrir-te de flores e de frutos.
E quando à tua frente se abrirem muitas estradas e não souberes a que hás-de escolher, não metas por uma ao acaso, senta-te e espera. Respira com a mesma profundidade confiante com que respiraste no dia em que vieste ao mundo, e sem deixares que nada te distraia, espera e volta a esperar. Fica quieta, em silêncio, e ouve o teu coração. Quando ele te falar, levanta-te, e vai para onde ele te levar.".




Parte final do Livro de Susana Tamaro
-Vai aonde te leva o coração-


Mas deve ser ouvido o coração ou a razão? Tenho dúvidas. Embora se diga que o coração tem razões que a razão desconhece, também se diz que ele é mentiroso... No que ficamos?

11 comentários:

Anokinhas disse...

Boa noite...
É uma pergunta interessante... eu sigo o coração... deixo-me levar por ele, afinal só tenho esta vida e é tão curta que prefiro aproveitar tudo (arriscando-me a sofrer...mas também a amar muito)
Bjokas

Anna^ disse...

Muitas vezes nos deixamos levar pelo coração e o resultado nem sempre é o que estavamos à espera...não q ele seja "mentiroso",mas sim falivel,como tudo q é gerido por sentimentos.
Seguir a razão pode ter vantagens ,mas deixa um vazio q arrasta uma certa apatia perante a vida.
Por isso sigo sempre o coração...tal como a anokinhas:arriscando a sofrer,mas tb a amar muito!

Uma bjoka enorme para ti ":o)

Avozinha disse...

Tanto o coração como a cabeça nos podem enganar...
Creio que já escrevi um post sobre isto!
"Cria em mim, ó Deus, um coração limpo, e dá-me uma mente renovada e firme."

Elipse disse...

Somos inteiros; o coração empurra-nos, muitas vezes e não adianta contrariá-lo. Às vezes magoamo-nos; depois recorremos à razão e magoamo-nos mais ainda. A gestão conjunta devia chamar-se sensatez, não fosse o nosso íntimo ser de uma teimosia sem cura.
Nada a fazer.

joaninha disse...

Ai Andorinha...se tivesse seguido o coração, já tinha partido há muito...
No entanto, ente malandro não pára de me surprender...mas deu asneira e da grossa...
Mas deve ser muito bom ser amado! Ainda gostava de experimentar...
Bom feriado (?)

Fausta Paixão disse...

Estive a pensar, querida, e acho que o coração tem sempre razão. Então, bóra lá fazer-lhe a vontade!!!

Heavenlight disse...

Olá, Amiga!
Penso que o coração deve ser sempre seguido - embora nos possa pregar algumas partidas, ele também tem a capacidade de ser lúcido e de nos avisar se algo não está a correr bem. Penso que o nosso coração tem sempre razão... mesmo quando persistimos em algo que nos faz mal, não será a nossa razão a querer enganar-nos? Sim, porque o peito, esse, fica apertado...
Eu voto pelo coração! Foi ele que levou a melhor à razão que me dizia que eu não podia ser feliz e não podia voltar a gostar de ninguém, e hoje sinto-me reviver.

António disse...

Devem ser ouvidos o coração e a razão.
Definitivamente!

Beijinhos

Sophia disse...

Conheço muito bem o livro e tenho seguido um pouco esse lema. E que tal "Um momento inesquecível" de Nicholas Sparks???

Leonor C.. disse...

Não li ainda. Obrigada pela sugestãoe e também pela visita.

Um bom domingo

Anónimo disse...

O problema é que as lágrimas ainda não sairam e o coração está paralisado, como as engrenagens duma máquina de lavar.

https://www.malhanga.com/musicafrancesa/becaud/au_revoir/

    Se fosses luz serias a mais bela   De quantas há no mundo: – a luz do dia! – Bendito seja o teu sorriso Que desata a inspiração Da minha...