quinta-feira, 27 de abril de 2006

HOJE DEU-ME PARA ISTO...

Diz-se que uma vez
Uma carochinha
Achou cinco réis
Varrendo a casinha.

Julgando-se rica
Toda se enfeitou
E p'ra haver marido
P´ra janela foi.

Quem se quer casar
Com a carochinha
Que já não é pobre
E é bem bonitinha?

O porco que passa
Enleado está.
- Que comes tu, porco?
- Do que Deus me dá!

Passa fora, porco
Que a ti não te quero
Pois melhor marido
Do que tu, espero!

... E passou o cão, mais o gato... até que chega o rato.

E o rato que passa
Enleado está
- Que comes tu, rato?
- Do melhor que há!

Vem cá, meu ratinho,
Que eu mais ninguém quero.
Que esposo melhor
Do que tu não espero!

E os dois vão à missa e Dona Carocha dá por falta do leque... e começam os preconceitos...

Que dirá de nós
Este Zé-Povinho?
Vai p'lo leque a casa
Qu'rido maridinho.

E o João Ratão lá foi e aquele cheirinho do feijão cozido com carne (creio que era feijão...), entrou-lhe pelas narinas ...uhm.... que tentação...

João Ratão, em casa
Foi ao caldeirão
Provar o jantar
Como bom glutão.

Já se pressente o drama à distância...

E tanto o glutão
Do jantar provou,
Que dentro do tacho
Cozido ficou!

Também, que exagero, podia ser uma panela pequena, mas não, tinha de ser um caldeirão! Coitado do João! Quem o mandou ser comilão? E Dona Carochinha ficou viúva!

Uma vez em casa
Dona Carochinha
Soube que ao marido
Sucedido tinha.

Imaginem que espectáculo! O Ratão a temperar a sopa! Que horror!!!

Viu-se então que a triste
Tinha coração,
Pois morreu ,chorando
P'lo seu João Ratão!

Finalmente, a pobre morreu de desgosto... e talvez de remorsos... Se ela não fosse vaidosa e preconceituosa, nada disto tinha acontecido. Pronto, eu sei! Quem o mandou ser guloso?!

Moral da história........

Hoje deu-me para isto...podia dar-me para pior!

6 comentários:

Nilson Barcelli disse...

Deu-te e bem.
Há séculos que já não lia a história da carochinha.
Apesar de andarmos a ouvi-la todods os dias...
Parabéns pelo teu blog. Gostei.

Anokinhas disse...

Esta história traz-me recordações tão boas... Quando era pequenina, para dormir a sesta a minha avó contava-me esta e outras histórias para eu adormecer...
ADOREI!!!

Tem de te dar mais vezes destas coisas... Eu cá gostei bastante!!!

Bjokas, boa noite e bons sonhos!

anónimo disse...

essa carocha já tinha convicções politicas?
:))))

Daniel Aladiah disse...

Tantas vezes me contaram esta história. Obrigado pela memória.
Um beijo
Daniel

Mar e Serra disse...

Faz-me lembrar quando era pequenina e a minha mäe me contava a historia.Um beijinho

P. Moraes disse...

Adorei! Muito bom reler essa história que minha avó contava sempre para mim. Parabéns pelo blog. Bjs!

https://www.malhanga.com/musicafrancesa/becaud/au_revoir/

    Se fosses luz serias a mais bela   De quantas há no mundo: – a luz do dia! – Bendito seja o teu sorriso Que desata a inspiração Da minha...