domingo, 26 de fevereiro de 2006

ORIGEM DO CARNAVAL

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Carnaval no Rio de Janeiro, Brasil - fevereiro de 2005
O carnaval é um período anual de festas profanas, originadas na Antiguidade e recuperadas pelo cristianismo, que começava no dia de Reis (Epifania) e acabava na Quarta-feira de cinzas, às vésperas da Quaresma. Constituía-se de festejos populares provenientes de ritos e costumes pagãos e se caracterizava pela liberdade de expressão e movimento. É a maior festa popular do Brasil.
[editar]

História e etimologia
O carnaval tem raízes históricas que remontam às bacanais e a festejos similares em Roma; alguns historiadores mais ousados chegam mesmo a relacionar o carnaval a celebrações em homenagem à deusa Ísis ou ao deus Osíris, no Egipto antigo.
Em Roma havia uma festa, a Saturnália, em que um carro no formato de navio abria caminho em meio à multidão, que usava máscaras e promovia as mais diversas brincadeiras. Essa festa foi incorporada pela Igreja Católica, e segundo alguns a origem da palavra carnaval é carrum navalis (carro naval). Essa etmologia, entretanto, já foi contestada. Atualmente a mais aceita é a que liga a palavra "carnaval" à expressão carne levare, ou seja, afastar a carne, uma espécie de último momento de alegria e festejos profanos antes do período triste da quaresma.
Em 1091 a data da Quaresma foi definitivamente estabelecida pela Igreja Católica; como consequência indireta disso, o período de Carnaval se estabeleceu na sociedade ocidental, sofrendo, entretanto, certa a oposição da Igreja, na Europa. Embora alguns papas tenham permitido o festejo, outros o combateram vivamente, como Inocêncio II.
À seqüência do Renascimento o Carnaval adotou o baile de máscaras, e também as fantasias e carros alegóricos. Ao caráter de festa popular e desorganizada juntaram-se outros tipos de comemoração e progressivamente a festa foi tomando o formato atual, que se preserva especialmente em regiões da França (ver Mardi Gras), Itália e Espanha.




Carnaval em Lisboa -1912

5 comentários:

Elipse disse...

Belo artigo que trouxeste aqui hoje. nokinhas

António disse...

Isto é o que eu chamo "uma pílula de cultura".
Li com muito interesse.

Hoje, dois meses depois do seu início, vou publicar o último episódio...ufff!!!

Beijinhos

António disse...

Obrigado pela visita.
Venho dizer-te que escrevi no espaço dedicado aos comentários do último post d' "O viúvo" o seguinte texto:

"Estou desolado com a falta de qualidade da maioria dos comentários no final da história que me levou dois meses a construir.
Acho que eu e o meu trabalho (que pode ser uma merda, admito) mereciamos um pequeno esforço de análise.
Caracterização dos personagens, verosimelhança da história, estilo de escrita, são alguns aspectos que eu esperava fossem analisados.
Provavelmente deixarei de me preocupar com o blog.
Tenho a sensação horrorosa de que tudo isto foi um fracasso e um equívoco.
Provavelmente fecharei este blog e abrirei um com anedotas foleiras que circulam na Net.
Desculpem o desabafo, mas não é meu hábito calar-me.

(que me perdoem os leitores que comentaram com textos de boa ou média qualidade)

(que me perdoem os outros se eu estiver errado)

Beijos

António"

Beijinhos

stela disse...

muito bom! coisas que desconhecia! Bom Carnaval!
bjs

luis manuel disse...

Palavras sérias, as que me antecedem. Para uma recolha interessante e de valor.
Tamb´´em fiz uma busca, e descobri algumas tradições bem portuguesas do entrudo.

Um beijo

https://www.malhanga.com/musicafrancesa/becaud/au_revoir/

    Se fosses luz serias a mais bela   De quantas há no mundo: – a luz do dia! – Bendito seja o teu sorriso Que desata a inspiração Da minha...