terça-feira, 10 de janeiro de 2006

DESCUBRA A PEÇA QUE LHE FALTA

Perante o que é evidente, no dia-a-dia, cada vez estou mais convicto que andamos cá com uma peça a menos. A Natureza pregou-nos esta partida. Daí estar tão enraizado, o secular e popular chavão: "Ninguém é perfeito".

É óbvio que, a Natureza quis tentar a nossa capacidade, ao colocar no mundo cada um, com uma imperfeição muito sui generis.

Mas o que se verifica é uma lamentável falta de capacidade para responder a esse desafio da Natureza. Quando se constata que as pessoas altamente consideradas acabam, mais tarde ou mais cedo, por evidenciar a falta da tal peça que lhes daria a estatura do ser perfeito.

Deste modo, alguns, se prometessem menos e cumprissem mais; muitos se optassem pela verdade, em vez da mentira; quantos se escolhessem a via da bondade, em vez da maldade; outros, se recorressem à delicadeza, em vez da grosseria; muitos, se tivessem como guia o trabalho, em vez da inutilidade; quantos, se fossem íntegros, dignos, solidários, exemplares, em vez de supérfluos, sem carácter, indiferentes e dando maus exemplos; muitos...

Se notassem tais defeitos - a falta da tal peça - , poderiam repará-los, contrariando-os pela força do hábito. E como sabemos o hábito é uma segunda Natureza.




Nunes dos Santos
Livro " Momentos de Reflexão"

4 comentários:

António disse...

Sabes o que penso?
Que o Nunes dos Santos é um lírico!
A natureza humana é assim. Imperfeita.
E sê-lo-á sempre!
Será bom? Será mau?
Se conhecessemos a sociedade perfeita constituída pelos seres perfeitos, acharíamos que ela merecia a pena?
Se calhar não!
O tédio levava-nos a gerar imperfeições e torná-la mais interessante.
Dixit

Obrigado pela visita.
Ó minha querida!
Então o que é que procura o meu Zé Luís? Companheira! Em sentido lato, claro!
E para um tipo sozinho de 58 anos não é um objectivo correcto?

Jokinhas pra Nokinhas...eh eh

José Gomes disse...

Olá Nokinhas,
Parece que começo a ficar com mais vontade para ler os blogs daqueles que me dizem alguma coisa.
Sabes...
Eu devo ter mais do que muitas peças em falta! Já não há natureza que me valha!
Parafraseando o dentista, disse-me hoje:
"Sabe, os seus dentes já estão fora do prazo de validade (os naturais!!!)... já deveriam ter sido entregues ao criador há 7 anos... mas ainda continuam por cá, fazendo inveja aos postiços!!!!"
Um abraço

joaninha disse...

Não li nada de Nunes dos Santos, mas fiquei satisfeita de haver alguém a referir o que ando sempre a dizer. Pelos vistos já somos dois, só que ele escreveu e eu não e assim deixei de ser original.
Nokinhas, escolhe muito bem o que apresenta e tem sempre uma forma indirecta e inteligente para chegar ao objectivo... pois acrescento que, se não existissem os que prometem, falhando, deixaríamos de ter quem criticar...uma vez que, quer as próteses dentárias ou os silicones nos locais menos proeminentes, não dão muita discussão…
Bem haja por estas linhas muito interessantes. Beijinhos.

Night disse...

Se toda a gente fosse perfeita a vida perdia interesse, o prazer esta em descobrir a alma de cada pessoa, beijinhos*

https://www.malhanga.com/musicafrancesa/becaud/au_revoir/

    Se fosses luz serias a mais bela   De quantas há no mundo: – a luz do dia! – Bendito seja o teu sorriso Que desata a inspiração Da minha...