sexta-feira, 4 de novembro de 2005

QUIMERA


Quisera dizer à mocidade - espera!
Não tenhas pressa, fica mais um pouco!
Mas minha voz é um gemido rouco
E a vida não é mais que uma quimera.

Mocidade esvaída, pouco a pouco
Num tropel incessante que exaspera...
Ó Deus, tanto, tanto sonho louco!
Quimera alimentando outra quimera...

O tempo nunca pára na corrida,
Lançado à doida em íngreme descida
Nunca pode pensar voltar atrás.

Um jovemfica velho, num momento,
Instala-se no peito o desalento,
E viver ou morrer, tanto lhe faz.

6 comentários:

José Gomes da Silva disse...

Hoje fui o primeiro, yupieeeee!

"Instala-se no peito o desalento,
E viver ou morrer, tanto lhe faz."

Quererá isto dizer que na velhice deixamos de "alimentar quimeras com outras quimeras"?
Seria o mesmo que deixar de regar as nossas plantas.

Eu quero continuar a alimentar quimeras com outras quimeras
e não quero envelhecer, apenas pouco a pouco ir chegando, como disse Régio, neste belo excerto do poema "Penumbra" que te deixo:

Não sei o quê. Mas vou chegando,
Pois que em meus lábios, minhas mãos, são restos de mal sei quando
Gritos e gestos.

Na tarde sossegada,
Sem armas, sem escudo,
Chegando a quê? Talvez a nada.
Talvez a tudo.

Bjs

Leonor C.. disse...

Para:

Furão indisreto:
Não, não deixamos de alimentar quimeras mas o desalento toma conta de nós mais facilmente...Adoro o Régio

Lumife:

Obrigada pelo convite! Lá irei!

Fernando B.

Eu sabia que compreenderias...

Beijinhos para todos

Leonor

Maria do Rosário Sousa Fardilha disse...

obrigada Nokinhas!

O tempo passa mesmo muito depressa, e é sempre preciso aprender a viver. mesmo com desalento

bj

Carlos Azevedo disse...

falar em desalento
pode ser padecimento
ou apenas um tormento
que acaba com o sofrimento

(ena, nem sabia que tb fazia versos, só quer dizer que este blog é inspirador! e bonito)

Elipse disse...

Poesia verdadeira, métrica certinha e alinhada, tudo a condizer com a imagem.
Gostei tanto!

António disse...

Bom soneto!
E o final é magnífico!

Beijinhos

https://www.malhanga.com/musicafrancesa/becaud/au_revoir/

    Se fosses luz serias a mais bela   De quantas há no mundo: – a luz do dia! – Bendito seja o teu sorriso Que desata a inspiração Da minha...