quarta-feira, 24 de agosto de 2005

CESINA BERMUDES


Dra. Cesina Bermudes.

Tive o prazer e o privilégio de conhecer esta grande mulher. Pequenina de estatura mas com um coração sem fronteiras. Foi ela quem me acompanhou no decurso da minha gravidez e quem assistiu ao parto.

Ainda me recordo da frase que ela dizia sempre que recebia uma mulher grávida: "Gravidez não é doença!" Depois, com a maior alegria, dava-nos conselhos e vivia cada situação como se as crianças fossem dela. Na realidade, todas ficaram na história como "os bébés Cesina".

Costumava fazer uma reunião de grávidas em casa dela, onde também tinha o consultório, para nos mostrar com fotos e desenhos como o nosso organismo é e como funciona.

Quando surgia algum parto mais difícil e demorado não saía do lado das parturientes, chegando a dormir no chão ou em alguma cama desocupada na ocasião. Quando nos medicava, para que pudessemos começar logo a tomar o medicamento, "emprestava-nos" uns tantos comprimidos que depois lhe devolviamos. No fim, tudo o que sobrasse era-lhe entregue e destinava-se às menos favorecidas de quem ela cuidava com todo o carinho.

Era uma mulher extraordinária, com uma energia exuberante. Fez todos os desportos. todas as viagens. Mas a principal aventura foi a introdução em Portugal do parto sem dor.

Nasceu a 20 de Maio de 1908, em Lisboa, na freguesia dos Anjos e lembrava-se dos tempos de I Grande Guerra, "da falta de géneros e das bichas que havia às portas das mercarias e de todos os sítios em que vendiam géneros alimentícios".

Cesina Bermudes acreditava na reencarnação. "Das minhas anteriores reencarnações não me lembro de nada.Mas nós temos tanta coisa que fazer neste mundo que não há possibilidade de o conseguir numa única vida.É muito mais inteligente que tenhamos vidas sucessivas para ir aprendendo a evolução, porque não há só a evolução física que o Darwin pôs em evidência. Há também uma evolução psíquica, dos sentimentos, dos pensamentos, das intuições, das criações. Como é possível chegar a criar uma sinfonia, a criar a ideia de uma catedral se as pessoas não tiverem já vindo cá várias vezes a este mundo para se teinarem na ideia da arte ou de qualquer outra coisa? Como é possível ser um místico, como um S.João da Cruz ou um S.Francisco de Assis, se as pessoas não tiverem vindo aprender a ideia da fraternidade?"

Em 1954 vai para Paris estudar as técnicas do parto sem dor . Segundo ela era"absolutamente inconcebível que um acto perfeitamente fisiológico e natural fosse doloroso na mulher e fosse natural nas outras fêmeas mamíferas. É uma questão psicológica, mas para chegar a esta conclusão foram precisos uma quantidade de sábios. Só ao fim de muitos e muitos anos de medicina é que foi possível descobrir a importância do psicossomático no comportamento humano."

Quando lhe perguntaram em que ser gostaria de reencarnar na próxima geração, respondeu:

"Se calhar voltava a ser médica. Em todo o caso será uma profissão liberal, porque é aquela que se pode fazer o que se entende dever fazer. Precisava de uma rencarnação para me formar musicalmente. Nesta reencarnação desenvolvi, principalmente a capacidade de investigação científica. Sob o ponto de vista literário e desportivo também foi útil. Agora do ponto de vista musical não serviu para nada.".

Muito havia para dizer acerca desta mulher franzina, com passo apressado e o penteado de sempre: uma trança a emoldurar-lhe o rosto miudo e o olhar vivíssimo.

Esta é a homenagem singela duma mulher que jamais a esquecerá.

Soube que Cesina Bermudes partiu há quatro anos. Mas Cesina Bermudes continua entre nós.

Bem-haja!


Leonor Costa

5 comentários:

Jolie disse...

Então um bem-haja para ela... e que bela homenagem que tu lhe fizeste!

Acho que foste privelegiada em poderes ter sido acompanhada por ela!

Um beijinho
Sandra

Leonor disse...

ola andorinha
gostei que tivesses falado no teu filho. eu tenho dois. um dia vais conhece-los no blog.
um grande beijinho para ti

pp disse...

Bonito o que tu escreveste...um beijinho para ti

Anna^ disse...

É um privilégio ter tido uma pessoa dessas na nossa vida :)

E que bonita homenagem sem dúvida!

Fica bem,
bjokas ":o)

Heavenlight disse...

São poucas as pessoas quese preocupam com os outros e que se dedicam a judar o seu próximo de forma espontêanea e desinteressada. Quando os conhecemos e eles nos marcam penso que devem ser homenageados, e tu conseguiste-o de uma forma carinhosa, objectiva e muito bonita.

https://www.malhanga.com/musicafrancesa/becaud/au_revoir/

    Se fosses luz serias a mais bela   De quantas há no mundo: – a luz do dia! – Bendito seja o teu sorriso Que desata a inspiração Da minha...