segunda-feira, 15 de agosto de 2005

A D. MICAS

Desde pequena que conheço a D. Miquelina, a D. Micas, como carinhosamente lhe chamamos. É vizinha dos meus avós e sempre viveu só. Solteira por opção, quando um dia lhe perguntei por que não tinha casado, respondeu-me com os olhos muito arremelgados: "Credo, menina! E eu lá quero aturar homem?! São todos iguais!". Bom, está no seu direito, embora eu não esteja de acordo com ela. Não querer aturar homem é uma coisa, agora que sejam todos iguais... E as mulheres não são todas iguais? A seguir este critério então vivíamos num mundo de "risca ao meio": homens para um lado, mulheres para o outro. Nada de misturas, todo o mundo solteiro e desimpedido que é como quem diz : "cada macaco no seu galho" (passe a expresão...).

Bem, mas voltemos à D. Micas, que é uma óptima pessoa. Logo pela manhã, bem cedo, alegre e a cantarolar, arruma a casa que, embora modesta, é deveras acolhedora pois em cada coisa ela põe o seu cunho pessoal: as cortinas com renda, os naperons, as toalhas bordadas e a colcha da cama que é lin....da! É muito prendada a D. Micas. No seu tempo ainda as meninas aprendiam a fazer destas coisas... E quando diz isto exibe a primeira rendinha que fez quando tinha sete anos. Até o tio a mostrou às colegas que quase não acreditavam nas habilidades da sua menina... Os tempos eram outros! Ainda hoje tem gosto em fazer coisinhas para oferecer e eu que o diga pois ajudou-me a fazer o meu enxoval e, de vez em quando, dá-me um miminho...

Esta senhora tem um carinho muito grande pelas suas plantas, com quem fala como se fossem pessoas enquanto as rega, tirando com muito cuidado as folhas secas. E estão bem bonitas, sim senhora! Como velhos companheiros tem a gatinha Mimi e o canário Licas. À gata só falta falar e o canário é um cantor de primeira.

Mas eu gosto é de ouvi-la a comentar as telenovelas:" Ó vizinha, já viu aquele malandro?! Coitada da pequena que é tão boa rapariga e tem tão pouca sorte!...". Claro," os homens são todos iguais"... E assim, entre a realidade e a fantasia lá vai vivendo a D. Micas, mulher alegre e estimada lá no bairro onde nasci. Se ela não existisse ele ficaria a perder. Ela já faz parte da sua história.

Ontem disse-me: "Ai menina, como o tempo passa! Ainda outro dia te trazia ao colo e te contava histórias para ver se comias um pouco melhor, e já és uma senhora casada! Valha-me Deus!". Pois é... o tempo passa e bem precisamos que Ele nos valha porque esta vida está um caos. O planeta inteiro anda de pernas para o ar, está tudo numa confusão! Ainda sou muito nova para dizer que no meu tempo é que era bom, mas já passaram por cá alguns aninhos suficientes para ver que isto não está nada bem, isso é verdade... Com todas as calamidades que assolam a terra, incluindo a falta de água, o que me preocupa bastante, ainda temos de virar camelos para atravessar este deserto!... Valha-nos Deus, sim!

Perdoem-me este aparte, mas digam lá se não tenho razão... Confesso que ando a ficar até angustiada... Quando chegar à idade daquela senhora não sei se ainda me restará alguma alegria assim como ela tem... Precisamos de muitas Micas bem dispostas e confiantes de que algo ainda nos vai valer! Entretanto vou ouvindo as suas histórias sempre que visito os meus avós e isso faz-me bem, distrai-me. É isso, ao fim e ao cabo continuo a ouvir as histórias da D. Micas, agora não para comer mas para me ajudarem a digerir os maus bocados desta vida... Ao fim de tantos anos ela é como se fosse da minha família.






3 comentários:

Leonor disse...

conheço algumas pessoas como a dona micas. tive uma colega de trabalho, ja quase na reforma, solteirinhaaaaaaaaaa, querida, querida....
tinha medo dos homens, rsssssss

beijinho da leonor

Heavenlight disse...

Acho muito bonito e corajoso homenagearmos as pessoas que de uma forma ou de outra se revelam importantes para nós. Também penso que as histórias das pessoas mais velhas são sempre tão boas de ouvir... embalam-nos devagarinho e fazem-nos conhecer um pouco da história do mundo.
Bonita homenagem!

Raquel Reis disse...

ola!! :) gostei du teu kantinho! :)

vivam as D. Micas das nossas vidas! :)

belo post!

***

https://www.malhanga.com/musicafrancesa/becaud/au_revoir/

    Se fosses luz serias a mais bela   De quantas há no mundo: – a luz do dia! – Bendito seja o teu sorriso Que desata a inspiração Da minha...